NOTÍCIAS


Temporais atingem o Sudeste neste fim de semana  

Volumes alcançam 100 milímetros em alguns locais; áreas de café podem ser atingidas por granizo

November 8, 2019 19:59  |  Redação - Canal Rural
tempestade

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural
 
O fim de semana começa com bastante instabilidade. Nuvens de tempestade se formam em São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais. Ao longo do dia, o céu fica com bastante nebulosidade e há risco de chuvas fortes na parte da tarde. No litoral, os ventos sopram forte, podendo passar de 50 km/h, e há formação de grandes acumulados pela Serra da Mantiqueira e Triângulo Mineiro. 
 
O potencial para granizo é alto em áreas de café de Minas Gerais, o que pode causar prejuízos. Em parte do leste do Sudeste, a expectativa é de quase 100 milímetros de chuva entre o domingo, 10, e a segunda-feira, 11. 
 
No domingo, o centro de baixa pressão atmosférica continua pelo Vale do Paraíba, promovendo a formação de tempestades ao longo do dia para a faixa leste do Sudeste, como as regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, podendo ter acumulados de até 50 milímetros em 24 horas. No interior de São Paulo, Minas Gerais e Sul do Espírito Santo, chove na forma de pancadas isoladas. 
 
No início da semana, a instabilidade se afasta e o tempo volta a ficar mais firme nas regiões mais continentais. Enquanto isso, no litoral, principalmente entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, o tempo fica fechado e com risco de chuvas fortes durante todo o dia. Além disso, as temperaturas caem nessas áreas, por conta da falta de sol e dos ventos de sul.