NOTÍCIAS


Frente fria perde força no Sudeste nesta quinta-feira, dia 10

Áreas produtoras da região só vão voltar a receber chuva nos últimos dez dias de outubro

October 9, 2019 19:02  |  Redação - Canal Rural
campo

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

A frente fria que atingiu o Sudeste perde força nesta quinta-feira, 10. O sistema provocou chuva de 30 a 70 milímetros em algumas áreas produtoras. Ituverava, no interior de São Paulo, chegou a registrar 40 milímetros em 24 horas. Em Unaí, no oeste de Minas Gerais, choveu bem menos. As áreas produtoras receberam um alívio com estas pancadas de chuva, mas ainda há muitos locais com baixo índice de água disponível no solo. A meteorologia indica o retorno das pancadas apenas no dia 20. 
 
“O Sudeste também terá uma demora na regularização do regime de chuva e mesmo novembro não se mostra muito favorável à recuperação imediata do déficit hídrico acumulado nos meses do inverno”, afirma Desirée Brandt, da Somar Meteorologia.
 
Nesta quinta, o sol volta aparecer em São Paulo, porém ainda há chances para pancadas rápidas e isoladas, intercaladas com períodos de melhoria. Chove no Espírito Santo e em parte de Minas Gerais, em forma de pancadas pontuais e passageiras.

Não está descartada a possibilidade de chuva isolada na metade sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em grande parte de São Paulo, porém sem grande volume acumulado. A metade norte de Minas Gerais segue com tempo firme. A chuva diminui gradativamente no Sudeste nos dias seguintes, enquanto as instabilidades devem voltar a ganhar força no extremo sul do país.