NOTÍCIAS


Tempo seco colabora com o plantio da safra norte-americana

Mas meteorologista destaca que janela da soja está chegando ao fim e ainda tem previsão de chuva nos próximos dias

June 11, 2019 20:30  |  Redação - Canal Rural
soja

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

Com o tempo mais seco dos últimos dias, o plantio de milho avançou pelo cinturão de grãos dos Estados Unidos. Até o domingo, dia 9, os trabalhos de campo cobriram 83% da área projetada, ante 67% na semana anterior, informou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O ritmo está atrasado, se comparado aos 99% plantados neste mesmo período do ano passado e também à média das últimas cinco safras.

Após semanas de chuva intensa em grande parte do cinturão de milho americano, os próximos dias devem ser caracterizados pela redução dos volumes de chuva nas planícies centrais do norte e sul e nas regiões dos vales do rio Mississippi, que incluem as áreas de Illinois até Louisiana. As condições nessas áreas variam entre tempo seco e acumulados que oscilam entre 5 e 15  milímetros.

A chuva prevista para o sudeste do país, com volumes variando entre 5 e 50 milímetros, deve aliviar as condições de seca na região. No entanto, é necessário atenção às as plantações de algodão, em áreas dos estados do Alabama, Carolina do Sul e Geórgia, que estão em fase de emergência dos capulhos.

Para a soja, 60% da área prevista foi plantada, contra 39% na semana passada. Esse índice está atrás dos 92% do ano passado e dos 88% da média dos últimos cinco anos.

Os trabalhos da oleaginosa prometem avançar. Os produtores deverão aproveitar a semana, uma vez que, de 15 a 19 de junho, a chuva retorna com grandes volumes nos estados que são grandes produtores. No Missouri, Illinois e Indiana, os acumulados chegam a 50 milímetros, enquanto que nos demais os volumes previstos ficam entre 15 e 30 milímetros.

“Vale salientar que a janela de plantio da soja já está chegando ao fim e ainda tem previsão de chuva como temos avisado a partir da segunda quinzena de junho”, diz o meteorologista da Somar Celso Oliveira.

Em relação às temperaturas, as manhãs dos próximos sete dias devem registrar algo em torno de 6°C na metade norte. As máximas no período da tarde devem ficar em torno dos 23°C. Calor mais intenso somente em áreas mais ao sul dos Estados Unidos, com máximas acima dos 30°C.