NOTÍCIAS


Veja a previsão do tempo para esta quinta, dia 16

Chove em parte do Matopiba e no Sudeste; já no Sul, uma massa de ar seco inibe as precipitações

May 15, 2019 13:30  |  Redação - Canal Rural
Chove em parte do Matopiba e no Sudeste; já no Sul, uma massa de ar seco inibe as precipitações

Canal Rural, com informações da Somar Meteorologia

Sul

O tempo firme predomina por influência de uma massa de ar seco, que inibe a formação de nuvens de chuva. Apenas no litoral norte catarinense e leste paranaense, os ventos úmidos que sopram do mar trazem umidade e mantêm o risco para pancadas de chuva de forma pontual e isolada, intercaladas a períodos de melhoria.

Atenção ao vento de 50 km/h no Rio Grande do Sul e de 70 km/h entre Santa Catarina e o Paraná. Aos poucos o frio da manhã diminui na Região, e as temperaturas aumentam gradualmente.

Sudeste

Dia de tempo instável por causa de uma área de instabilidade que se forma no interior do continente a mais de 10 km de altura e ventos úmidos que sopram do mar contra a costa.

Do sul paulista até o Espírito Santo, passando pela zona da mata mineira tem previsão de chuvas intercaladas a períodos de melhoria e áreas do litoral ficam com atenção para transtornos por conta da chuva dos últimos dias.

Entre o Triângulo Mineiro e o norte de São Paulo a chuva vem forte e com trovoadas e granizo. Além disso, ventos sopram com até 70 km/h no estado de São Paulo e o mar fica bem agitado, além de impedir que a temperatura suba muito à tarde.

Centro-Oeste

Quinta-feira de sol e tempo firme no sul e oeste do Mato Grosso e grande parte do Mato Grosso do Sul.

No restante do Centro-Oeste, as instabilidades associadas aos ventos em altos níveis da atmosfera mantêm o risco para pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e a noite. Destaque para a chuva forte entre Goiás e Distrito Federal. As temperaturas sobem gradualmente durante a tarde, mesmo com as instabilidades.

Nordeste

A chuva se espalha por boa parte da região, com a chegada de uma nova frente fria no sul da Bahia, trazendo pancadas fortes e com acumulados expressivos. Chove de forma forte e com trovoadas no sul do Maranhão e Piauí, com volume de até 30 mm.

Norte

Chuva forte entre Amazonas, Roraima, Tocantins e sul do Pará, devido a instabilidades tropicais. Há previsão de trovoadas e de elevados volumes acumulados.

Entre Acre e Rondônia, o sol predomina. No resto da região, chove de forma pontual e isolada. Temperaturas sobem em todo o Norte.