NOTÍCIAS


Alerta de granizo para São Paulo e Minas Gerais

Frente fria na costa do Sudeste é responsável por chuva na região

May 15, 2019 18:20  |  Redação - Canal Rural
granizo

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

 
Uma frente fria na costa do Sudeste deixa o tempo instável e com temperaturas mais baixas em grande parte da região. Do sul de São Paulo ao Espírito Santo, passando pela Zona da Mata mineira, há previsão de chuvas intercaladas a períodos de melhoria. Áreas do litoral ficam em atenção para transtornos por conta da chuva dos últimos dias. 
 
Entre o Triângulo Mineiro e o norte de São Paulo, a chuva vem forte e com trovoadas, além de potencial para granizo. Os ventos sopram com até 70 km/h em São Paulo, deixando o mar agitado e impedindo que a temperatura suba muito à tarde.
 
Na sexta-feira, dia 17, atenção para chuva forte com trovoadas, eventual granizo e elevados acumulados entre o norte de São Paulo e o oeste de Minas Gerais. Já do sul de São Paulo ao leste de Minas Gerais e também no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o tempo pouco muda em relação aos dias anteriores.

Há chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado, ventos na casa dos 60 km/h e agitação marítima. As temperaturas não sobem tanto quanto em dias anteriores. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a chuva é volumosa e pode provocar transtornos, como alagamentos.
 
A tendência é que as instabilidades diminuam cada vez mais no Sudeste, e que o sol apareça por mais tempo nos próximos dias no interior da região. A condição para chuva persiste, principalmente na faixa leste e no litoral da região, devido aos ventos úmidos que sopram do mar e de instabilidades que se formam no alto da troposfera. As temperaturas vão subindo gradualmente.