NOTÍCIAS


Veja como fica o tempo nesta sexta-feira, dia 15

Confira as condições em todas as regiões do Brasil

March 14, 2019 13:38  |  Redação - Canal Rural
céu com nuvens

Sul

A massa de ar seco ainda atua pelo sul da região, garantindo tempo firme no Rio Grande do Sul e na metade sul catarinense. Já entre o norte catarinense e o Paraná, os ventos em altos níveis da atmosfera trazem umidade da Amazônia e mantêm o tempo instável, com chuva preferencialmente a partir da tarde em forma de pancadas com trovoadas. 
 
Do litoral norte de Santa Catarina ao litoral do Paraná, os ventos úmidos que sopram do mar contra a costa garantem risco para chuva a qualquer hora do dia, mantendo o dia bastante encoberto e com temperaturas amenas. Nas demais áreas da região, as temperaturas ao longo do dia seguem em elevação em comparação com dias anteriores.
 
 
Sudeste
 
A área de baixa pressão na costa de São Paulo e a combinação entre calor e umidade garantem mais um dia de tempo instável em toda a região. O sol aparece na primeira metade do dia sobre a maior parte do Sudeste, enquanto entre São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro as primeiras pancadas de chuva acontecem pela manhã. 
 
Instabilidades em níveis mais altos da atmosfera favorecem temporais na Zona da Mata mineira. Os volumes mais expressivos se concentram no norte e leste de São Paulo, sul e leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. 
Em São Paulo, a nebulosidade é variável e chove a qualquer momento, com períodos de melhoria. No fim do dia, o vento muda de direção e passa a soprar do quadrante sul, o que garante sensação de frio no fim da tarde. 
 
Atenção para a Baixada Santista neste fim de semana, quando os volumes de chuva devem atingir a casa de 100 mm devido à passagem de uma frente fria pela costa paulista.
 
 
Centro-Oeste
 
A combinação entre temperaturas elevadas e a umidade disponível em altos níveis geram condições favoráveis a pancadas de chuva no decorrer do dia, intercaladas com períodos de sol e calor. A chuva volumosa retorna ao norte de Mato Grosso, enquanto nas demais áreas da região as pancadas são mais isoladas e com baixo volume de água. As temperaturas seguem elevadas em todo a região central do país.
 
 
Nordeste
 
A chuva se concentra na faixa norte da região, inclusive no interior de Pernambuco, Ceará, Piauí e Maranhão. Na Bahia, uma massa de ar seco segue inibindo a formação das nuvens mais carregadas e deixa o tempo firme na metade sul do estado. Há possibilidade de pancadas rápidas e isoladas, com baixos acumulados nas demais áreas.
 
 
Norte
 
As pancadas de chuva ganham força na maior parte da região. O dia começa com sol entre nuvens e há potencial para chuva a qualquer momento do dia, sendo mais intensa no Amazonas, no Pará e no Tocantins, onde não estão descartados raios.