NOTÍCIAS


Chuva ideal para os produtores do Nordeste só chega em novembro

Agricultores não devem se animar com as pancadas previstas para a segunda quinzena de outubro, recomenda meteorologista

October 11, 2018 18:44  |  Redação - Canal Rural
Sol

 

Durante a primavera, os modelos numéricos de previsão do tempo estão oscilando bastante em relação à quantidade de chuva estimada para algumas áreas do interior do Brasil. O Nordeste até terá algumas pancadas de chuva a partir da segunda quinzena de outubro, mas, segundo os meteorologistas, os volumes ainda estão bem distantes do ideal para os produtores. A região já enfrenta uma estiagem severa há mais de seis anos.

É bem claro que o La Niña da última safra colaborou, mas, de acordo com a meteorologista desirée Brandt, seriam necessários diversos verões com o La Niña para reverter o déficit hídrico do Nordeste. “A chuva virá a partir do dia 15, mas dificilmente vai romper a barreiras dos 10 milímetros”, avisa ela.

Nesta sexta-feira, dia 12, os ventos que sopram do mar contra a costa favorecem as pancadas de chuva no litoral leste da região. Entre Salvador e Maceió, as pancadas são mais fortes e acontecem ao longo de todo o dia. Com o predomínio de sol no interior, as temperaturas aumentam rapidamente nas primeiras horas da tarde.

Os próximos dias serão marcados por tempo firme no interior e condição de chuva isolada para a faixa litorânea. “É só a partir do dia 20 de novembro que os modelos numéricos de previsão do tempo estão insistindo na previsão de pancadas mais regulares boas para o plantio entre a Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí”, diz Brandt.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural