NOTÍCIAS


Confira a previsão do tempo para o fim de semana

Somar Meteorologia indica que há previsão de queda de granizo no Sul e Sudeste do país

September 14, 2018 14:01  |  Redação - Canal Rural
Granizo

Sábado
Sul

Ainda chove na maior parte do dia nos três estados da região Sul devido à influência de dois sistemas de baixa pressão, localizados na costa do Paraná e entre o Paraguai e o Sul do país. 

Os volumes de chuva são menos expressivos comparados ao dia anterior, porém as pancadas ainda podem ocorrer de maneira forte nas serras gaúcha e catarinense, podendo ser acompanhado de trovoadas e granizo. Por conta do tempo mais fechado, as temperaturas seguem amenas ao longo do dia.

Sudeste
Os temporais e trovoadas se concentram no interior de São Paulo e sul de Minas Gerais, podendo ser acompanhados de granizo. Chuvas mais fracas ocorrem também no Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e leste de Minas Gerais. As temperaturas seguem amenas para todas as regiões, sem grandes alterações.

Centro-Oeste
O fim de semana começa com chuva no oeste da região. Isso ocorre por conta da circulação dos ventos que trazem umidade do norte do país. A previsão do tempo indica chuvas fortes, podendo ser acompanhadas de trovoadas. 

No restante das localidades, as precipitações acontecem de maneira mais leve, podendo chegar até o sul de Goiás. As temperaturas seguem altas, mas a nebulosidade reduz um pouco as temperaturas na parte da tarde.

Nordeste
As chuvas dão uma trégua na Bahia, e se restringem apenas ao litoral norte do estado. No restante da região Nordeste, o predomínio é de tempo firme e seco. A baixa umidade relativa do ar pode deixar em estado de atenção em algumas áreas. 

Com o tempo firme, as temperaturas aumentam pela região. 

Norte
As chuvas se espalham pela região Norte no sábado. As pancadas ocorrem de forma isolada, mas forte, no Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. Só o Tocantins fica fora da lista, pois o sol continua elevando as temperaturas e derrubando a umidade do ar por lá. 


Domingo
Sul

Um sistema de baixa pressão atmosférica continua atuando e mantém o tempo instável em toda a região Sul do Brasil. Os maiores acumulados ficam concentrados nas faixas sudoeste e oeste do Paraná, e no oeste de Santa Catarina. 

Nessas regiões, as pancadas de chuva ocorrem de maneira mais intensa, com rajadas de vento de intensidade forte, intensa atividade elétrica e possibilidade para granizo. 

Além disso, as temperaturas seguem amenas, sem uma sensação de frio intensa em nenhum dos pontos de monitoramento. 

Sudeste
A chuva continua espalhada por quase toda a região Sudeste do Brasil, exceto na faixa norte de Minas Gerais e extremo norte do Espírito Santo, onde o tempo permanecerá seco e com predomínio do sol. 

Nas áreas com chuva, os acumulados não serão extremos, porém os maiores volumes estarão concentrados nas faixas sul e leste do estado de São Paulo. 

Centro-Oeste
A chuva continua espalhada por quase toda a região Centro-Oeste, exceto a faixa leste de Mato Grosso e o centro-norte de Goiás que terá um tempo mais firme. 

Atenção para as faixas oeste e sul do Mato Grosso do Sul, onde há condição para mais chuva, com acumulados expressivos, rajadas de vento de intensidade moderada à forte e atividades elétricas. 

Mesmo com a condição para instabilidades, as temperaturas sobem um pouco de tarde e a sensação de calor continua predominando, principalmente em Mato Grosso, além do norte de Goiás, que tem previsão de tempo firme. 

Nordeste
Para o domingo, a previsão de chuva continua concentrada em uma pequena porção da faixa litorânea leste da região Nordeste, que vai desde o litoral de Alagoas até o do Rio Grande do Norte. 

Nas demais áreas, principalmente no interior da região, o tempo continua seco e com sensação térmica de calor intenso. 

Norte
Para o domingo, a chuva se concentra na faixa oeste da região, onde há condição para temporais. Apenas no Tocantins é que o tempo permanecerá seco e com sensação de calor elevada. 
 


Com informações da Somar Meteorologia